Europa, China, EUA e Japão são mercados centrais para o setor de engenharia mecânica.
A engenharia mecânica é responsável por 9,5 % de toda a produção nas indústrias manufatureira da EU.
"Fundição do mundo, forjando o campus, moldando o universo, soldando o resto de todos os ramos, porque somos os homens, somos a máquina, e somos Engenheiros Mecânicos." Esta citação popular diz tudo! A engenharia mecânica é considerada a "Mãe da Engenharia" e também é uma das indústrias dominantes em todo o mundo. Conhecida por sua produção de alto volume, a indústria também contribui significativamente para a economia de um país.
Europa
A União Europeia é o maior exportador mundial de máquinas. Estatísticas reveladas pela Comissão Europeia afirmam que a engenharia mecânica é responsável por 9,5 % de toda a produção nas indústrias manufatureira da UE e que é um dos maiores setores industriais da economia da UE em termos de número de empresas, emprego, produção e geração de valor agregado. A Alemanha é um dos grandes players da região que contribuem para a indústria global de máquinas.
Em termos do cenário atual de mercado, a autoridade federal da Alemanha, o Escritório Federal de Estatística, informou que, nos primeiros nove meses de 2018, as entregas de máquinas aumentaram em 5,2 % ou 6,5 bilhões de euros, para 131,9 bilhões de euros em relação ao ano anterior. Além disso, um relatório da maior associação industrial da Europa, a VDMA afirma que no terceiro trimestre (julho - setembro) de 2018, as empresas alemãs de engenharia mecânica registraram um aumento nas exportações de 3,9 % para 43,8 bilhões de euros. Neste cenário, o acordo do Brexit é uma questão preocupante, mas os atores da indústria em toda a Europa esperam o melhor.
A China é o maior produtor mundial de máquinas e o gigante asiático também ocupa o segundo lugar em termos de exportações globais de máquinas, sendo a primeira a Alemanha. De acordo com dados divulgados pela Federação da Indústria de Máquinas da China, com sede em Pequim, as exportações totais do setor de máquinas do país foram de 406 bilhões de dólares em 2017, um aumento de 8,33 % em relação a 2016, enquanto as importações no mesmo ano saltaram 12,31 % para 306,3 bilhões de dólares.
Prevendo o crescimento do mercado chinês de fabricação de máquinas, as autoridades do setor do país opinaram que os fabricantes devem manter um crescimento de 7 % nas exportações este ano, na parte de trás da Iniciativa Belt and Road do país. A ascensão da China pode ser atribuída aos numerosos subsídios pesados dados às empresas estatais de engenharia mecânica sob o programa "Made in China 2025". No entanto, isso também tem uma grande desvantagem, ulrich Ackermann, chefe de comércio exterior da VDMA, menciona: "Essas empresas de engenharia mecânica subsidiadas ou não orientadas ao mercado estão cada vez mais conquistando os mercados globais de exportação, incluindo a UE e distorcendo a concorrência internacional". Essa estratégia deixou para trás a indústria de engenharia mecânica de outros países, como EUA, França, Holanda e Reino Unido.
EUA
Em 2017, o mercado americano de engenharia mecânica foi avaliado em cerca de 401,6 bilhões de dólares, afirma um relatório da analista de mercado Statista. Sendo um dos principais players do espaço de engenharia mecânica, o país está comprometido em focar em inovações tecnológicas, ou seja, desenvolver equipamentos avançados de fabricação ou automação para ficar à frente de outros players globais no campo. A VDMA afirma ainda que os EUA continuam a ser o maior mercado de exportação de máquinas alemãs. As exportações para os Estados Unidos aumentaram 11,6 % para quase 18 bilhões de euros no ano passado. No entanto, em consonância com eventos recentes, como a política comercial de Trump, a indústria de engenharia mecânica também pode testemunhar um revés nos próximos meses.
Japão
O Japão é conhecido por sua qualidade superior e o governo japonês também está promovendo o conceito de "INDÚSTRIA CONECTADA"para transformar a paisagem do país de uma fabricação tradicional montada para uma manufatura avançada. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) também afirmou que a manufatura avançada é um dos principais setores em crescimento do Japão e também previu que atingirá cerca de 270 bilhões de dólares até 2020. Isso inclui tecnologias relacionadas à IoT e aplicações inteligentes de fábrica em máquinas.
Chegando ao atual cenário de mercado da indústria de máquinas, os dados mais recentes do governo revelam que as encomendas de máquinas centrais no Japão caíram 18,3% em setembro de 2018, após um salto de 6,8 % no mês anterior e em comparação com as expectativas do mercado de uma queda de 9,5 %. Foi a quarta queda em sete meses e a maior queda mensal registrada.
A indústria de engenharia mecânica é amplamente dominada por esses quatro jogadores. Por isso, tendo em mente, a dinâmica em mudança e as incertezas comerciais no mercado, esperamos que a indústria testemunhe um crescimento significativo nos meses seguintes.
FONTE: https://www.maschinenmarkt.com
Comentários
Postar um comentário