• Ao abrir o arco, segure a tocha de modo que a ponta do eletrodo fique, aproximadamente, 3,0 (três) milímetros acima do ponto inicial do cordão a ser realizado.
•
Movimente a tocha em pequenos círculos a fim de pré-aquecer o metal de
superfície até que ele se liqüefaça e que uma poça de fusão se forme nas peças.
A poça deve se formar rapidamente e permanecer clara. O tamanho da poça será
determinado pelo diâmetro do eletrodo, pelo valor da corrente (amperagem) e
pelo fato de o eletrodo ter ou não sua extremidade cônica.
• Uma vez formada a poça de fusão, desloque a tocha para a borda traseira da poça com o elemento apontado para a direção de ralização do cordão, posicionando-a num Ângulo de 10º(dez graus) a 20º(vinte graus) da vertical com relação à peça a soldar.
• O metal de adição deve entrar na borda dianteira da poça de fusão (não dentro do arco) com um ângulo de, aproximadamente, 15º(quize graus) em relação à superfície horizontal da área de soldagem. Desta forma evita-se que o metal de adição possa estar em contato com o eletrodo, eliminando-se assim possibilidade de contaminação do eletrodo e do cordão de solda. Quando o metal de adição é depositado, a poça de fusão torna-se turva.
• É comum dar à tocha e à vareta de adição ângulos impróprios. A tocha deve ser mantida tão vertical quanto possível. Ângulo da tocha pequeno demais faz com que o gás inerte possa sugar o ar, em detrimento da qualidade do cordão de solda.
• Se a vareta de metal de adição for segura e fundida na poça de fusão com ângulo grande demais, o metal adicionado simplesmente cai na área de soldagem, possibilitando uma fusão incompleta com o metal-base e um cordão de solda desigual e rugoso.
• Se ficar uma cratera profunda na extinção do arco, reabra o arco e acrescente
material de adição. • Ao interromper um cordão, deve-se tomar cuidado para que
haja uma fusão perfeita ao reiniciar a solda. Inicie o segundo cordão de 6 a 13
mm dentro do primeiro cordão e prossiga com a soldagem até que a junta seja
completada.
Comentários
Postar um comentário