“Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão do futuro, depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos” (Robbins, 2007)
O verdadeiro líder constrói uma sinergia com seus seguidores a fim de torná-los futuros líderes, para que a sua organização possa crescer de forma homogênea e mais fortalecida. Esse mesmo líder é o que vai oportunizar um clima favorável às escolhas pessoais, preservando assim um sentimento de liberdade, e também promover o desenvolvimento da autonomia de seus seguidores, gerando com isso uma melhor autoestima daqueles que o procuram, tanto como relacionando os objetivos da empresa com os métodos e meios de atingi-los. Ele deve reunir as habilidades técnicas e comportamentais e possuir capacidade de adaptação e uma comunicação correta.
“Liderar, é a capacidade de conseguir com que pessoas façam algo, ou busquem resultados por meio de confiança, admiração e vontade própria, motivados por um ideal ou por um objetivo que as organizações tentam alcançar”.
(Souza Neto e Calvosa, 2006)
O LIDER
“Liderança é ação, e não posição”, isso torna clara uma das primeiras características que o líder deve ter para alcançar o sucesso.A tarefa do líder consiste em “ajudar as pessoas a encarar a realidade, e mobilizá-las para que façam mudanças”. O líder deve identificar e satisfazer a necessidade de seus liderados e servi-los, ou seja, atendê-los, o que não se trata de satisfazer as vontades, mas sim as necessidades” desses liderados.
Quando se compara a conduta de um chefe com a de um líder, percebe-se uma grande diferença nas suas atuações e o quanto cada vez mais é necessário o desenvolvimento de líderes.
CARACTERÍSTICAS DE CADA UM
CHEFE
O chefe determina
O chefe impõe pelo medo
O chefe diz “eu”
O chefe foca nas tarefas
O chefe contempla o passado
O chefe centraliza as decisões
O chefe se preocupa com resultados imediatos e aparentes
LÍDER
O líder aconselha
O líder inspira entusiasmo
O líder diz “nós
O líder foca nas pessoas
O líder contempla o futuro
O líder eleva cada colaborador a líder no que faz
O líder se preocupa com a missão, valores e pessoas
As características ideias para suprir as novas transformações tanto no mercado quanto no mundo, refletem a necessidade de uma cultura que aposte na formação de líderes na empresa.
Os líderes são perfis interessantes para se ter em uma empresa, já que as habilidades comportamentais e as atitudes são peça chave para a tomada de decisões e a operação dos processos, que estão cada vez mais automatizados.
Uma boa liderança, seja em relação à chefes que são líderes, ou colaboradores de outros níveis hierárquicos, oferece inúmeros benefícios para a empresa, pois amplia o espaço para o protagonismo de inovações nas empresas. E são esses perfis que fazem a diferença entre líder e chefe!
Profissionais direcionados por bons líderes são motivados, mais eficientes e possuem maior vínculo com a empresa, pois são acompanhados e desenvolvidos constantemente.
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