Pular para o conteúdo principal

CHEFE X LÍDER



Em um mercado cada vez mais competitivo e com a globalização da economia, existe, cada vez mais, uma necessidade de investimentos na preparação de líderes que possam cumprir seus papéis, em um âmbito mundial. Um novo processo de desenvolvimento de liderança pode atuar, como catalisador de mudança, nesse momento. Assume-se que os responsáveis por deflagrar tal processo de mudança são os líderes das organizações. Deve-se conceituar a liderança como a capacidade de influenciar um grupo para o alcance de objetivos.



“Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão do futuro, depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos” (Robbins, 2007)

O verdadeiro líder constrói uma sinergia com seus seguidores a fim de torná-los futuros líderes, para que a sua organização possa crescer de forma homogênea e mais fortalecida. Esse mesmo líder é o que vai oportunizar um clima favorável às escolhas pessoais, preservando assim um sentimento de liberdade, e também promover o desenvolvimento da autonomia de seus seguidores, gerando com isso uma melhor autoestima daqueles que o procuram, tanto como relacionando os objetivos da empresa com os métodos e meios de atingi-los. Ele deve reunir as habilidades técnicas e comportamentais e possuir capacidade de adaptação e uma comunicação correta.

“Liderar, é a capacidade de conseguir com que pessoas façam algo, ou busquem resultados por meio de confiança, admiração e vontade própria, motivados por um ideal ou por um objetivo que as organizações tentam alcançar”.
(Souza Neto e Calvosa, 2006)


O LIDER
“Liderança é ação, e não posição”, isso torna clara uma das primeiras características que o líder deve ter para alcançar o sucesso.A tarefa do líder consiste em “ajudar as pessoas a encarar a realidade, e mobilizá-las para que façam mudanças”. O líder deve identificar e satisfazer a necessidade de seus liderados e servi-los, ou seja, atendê-los, o que não se trata de satisfazer as vontades, mas sim as necessidades” desses liderados.




CHEFE X LÍDER
Quando se compara a conduta de um chefe com a de um líder, percebe-se uma grande diferença nas suas atuações e o quanto cada vez mais é necessário o desenvolvimento de líderes.

CARACTERÍSTICAS DE CADA UM

CHEFE
O chefe determina
O chefe impõe pelo medo
O chefe diz “eu”
O chefe foca nas tarefas
O chefe contempla o passado
O chefe centraliza as decisões
O chefe se preocupa com resultados imediatos e aparentes



LÍDER
O líder aconselha
O líder inspira entusiasmo
O líder diz “nós
O líder foca nas pessoas
O líder contempla o futuro
O líder eleva cada colaborador a líder no que faz
O líder se preocupa com a missão, valores e pessoas



As características ideias para suprir as novas transformações tanto no mercado quanto no mundo, refletem a necessidade de uma cultura que aposte na formação de líderes na empresa.

Os líderes são perfis interessantes para se ter em uma empresa, já que as habilidades comportamentais e as atitudes são peça chave para a tomada de decisões e a operação dos processos, que estão cada vez mais automatizados.

Uma boa liderança, seja em relação à chefes que são líderes, ou colaboradores de outros níveis hierárquicos, oferece inúmeros benefícios para a empresa, pois amplia o espaço para o protagonismo de inovações nas empresas. E são esses perfis que fazem a diferença entre líder e chefe!

Profissionais direcionados por bons líderes são motivados, mais eficientes e possuem maior vínculo com a empresa, pois são acompanhados e desenvolvidos constantemente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÁLVULAS DE RESPIRO EM MOTORREDUTORES

Válvulas de Respiro promovem o alívio de pressão em motorredutores, mesmo em condições ambientais extremas. Este tipo de produto, traz uma solução inovadora no aumento de vida-útil de redutores e motorredutores, e que é utilizado em condições ambientais particularmente extremas é a  Válvula de Alívio de Pressão (Respiro ), que opera mesmo sob altos níveis de sujeira e poeira, mesmo em céu aberto. Com suas funções, esta  Válvula de Respiro  é recomentada para uso em ambientes agressivos, como mineração e em céu aberto, como exemplos, no processamento de  cana-de-açúcar  o produção de concreto, etc. A  Válvula de Respiro serve para aliviar a sobrepressão interna nos redutores e motorredutores e assim evitar vazamentos nos retentores. Ao mesmo tempo, prolonga a vida útil dos óleos e componentes mecânicos. A característica principal é um sistema de labirinto no Respiro, que evita o vazamento de óleo quando ocorre o alívio da pressão interna e, ao mesmo temp...

VÁLVULAS DIRECIONAIS

A função das válvulas direcionais ou distribuidoras é de permitir, orientar (distribuir) ou bloquear um fluxo de ar. São empregadas para diferentes funções dentro de um sistema pneumático. Exemplos: comando dos elementos de trabalho, de outras válvulas com acionamento pneumático, emitir ou bloquear sinais de comando. São identificadas por duas características principais: Número de vias e Número de posições. Vias: Denominamos assim o número de bocais de conexão do elemento de distribuição. Encontramos válvulas com 2, 3, 4, 5 ou mais vias. Não é possível um número de vias inferior a dois. Posições: refere-se ao número de posições estáveis do elemento de distribuição. As válvulas mais comuns possuem 2 ou 3 posições, apesar de alguns modelos particulares possuírem mais. Não é possível um número de posições inferior a dois. As válvulas direcionais são definidas conforme o número de vias e o número de posições da seguinte forma: Exemplos: 2/2 duas vias / duas posições 3/2...

BOMBAS CENTRÍFUGAS

  Com a evolução dos processos produtivos agrícolas, demonstrada principalmente pela presença cada vez maior da irrigação e a crescente demanda por água, acompanhada pela sua escassez (distâncias cada vez maiores), há necessidade de projetar instalações que possam proporcionar fornecimento de água com maior rapidez e eficiência. Sendo assim, a presença de bombas hidráulicas num projeto de irrigação ou abastecimento de água para pequenas comunidades, é de suma importância, e o conhecimento das partes fundamentais ao seu bom funcionamento merece a devida atenção e cuidado. Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico. Desta forma, as bombas hidráulicas são tidas como máquinas hidráulicas geradoras. 1. PARTES PRINCIPAIS DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO FIGURA 1- Representação das partes de uma ins...